Durante a viagem de Sam "Porter" Bridges pelo antigo Estados Unidos da América para entregar a encomenda do Sedex no melhor estado possível, muitas vezes ele se vê em uma praia, "Beach", onde acontecem os eventos mais estranhos do jogo.
Pasmem, durante anos e anos de divulgação, o Sam na Praia era a única coisa divulgada e todo mundo se perguntava o que estava acontecendo e qual o sentido do jogo.
Após o jogo ser lançado, porém, não foi tão difícil de entender o significado da praia e de fato ela é uma velha companheira presente em muitos e muitos jogos e animes japoneses.
Aqui listarei 5 outros jogos e animes onde a praia foi usada com o mesmo significado e funcionamento. Pode ser considerado spoilers, fica o aviso, principalmente para o Death Stranding, para os outros normalmente as obras não fazem questão de explicar o funcionamento de suas Praias, ficando mais como licença poética, então não estraga, melhora a experiência saber como ela funciona.
Primeiro preciso explicar o que é a "Praia".
Acreditem, tentarei ser o mais conciso possível.
1- Mar de Almas (Inconsciente Coletivo). Corpo e alma são entidades que se separam. O mar representa a união das almas formando um "coletivo de almas" ou "inconsciente coletivo", pois todas as almas são unidas por esse mar, mas ninguém tem consciência do quanto o indivíduo influência o todo e vice versa. Todas as mentes são conectadas pelo mar, mas só sendo protagonista para poder fazer algo nele. Tudo físico ser conectado pela alma é o que permite o teleporte, "Jump", da Fragile no Death Stranding.
Aqui vem um pouco de conceitos Hinduístas. Após a morte a alma volta para o mar, significa o momento que a "pessoa" é perdida para sempre pois ela é dissolvida na água, na alma de muitos. Se preservar é uma característica do protagonista Sam, mas é algo para poucos, é só para quem alcançar o 8º saber, chamado no Japão de Arayashiki (Regionalização de Alaya-vijnana do sânscrito). Sim, o oitavo sentido dos Cavaleiros do Zodíaco significa preservar suas memórias após a morte. Então mesmo onde existe conceito de reencarnação, você só vive de fato uma vez, depois se perde ao se misturar no mar almas, o que persiste é chamado de Karma, mas não a consciência. Preservar as memórias vai além do 7º saber que os Santos alcançam. Sam é muito especial.
2- Praia como limite da individualidade. Normalmente é onde a interação acontece nos jogos. Se o mar é feito da almas dos mortos, a praia é o limite entre a vida e a morte, aqui os personagens podem encontrar a mente de outros vivos e a alma de outros mortos, principalmente recém-mortos, que ainda não se dissolveram. Ou aqueles com desejos muito fortes que não querem deixar de ser "eles mesmos". Aceitar deixar de existir não é fácil.
3- O tempo não existe na praia. Algo muito recorrente e interessante. No mundo material o tempo passa, mas o mundo das almas funciona de maneira diferente. O tempo é que une os dois mundos, material e alma, segundo o Hinduísmo. Mas não é bem o nosso conceito de tempo e sim mais o fato do mundo ser estático, sem ninguém envelhecer, nem se reproduzir, nem criar e nem morrer pela passagem do tempo. E isso é muito usado e recorrente, como veremos. Em Death Stranding, com os mortos se recusando a voltar para o mar de almas, o tempo foi uma das coisas mais afetadas. Quando a chuva cai, plantas nascem, crescem e morrem rapidamente e a marmita que pediram para o Sam esfria mais rápido, mas ele é um verdadeiro herói que vai lutar para garantir sua avaliação 5 estrelas no iFood.
Mais acima usei uma imagem de Persona 3 Dancing in Moonlight, o Velvet Room usa o mesmo conceito das praias, então você pode ficar horas e horas fazendo fusão de Personas e os outros membros do time pouco percebem que o líder deles sumiu. E seguindo o raciocínio, sonhos é uma boa forma de acessar o mar de almas, mas os eventos e conversas com mortos que acontecem nele não são sonhos, acontecem de fato. É onde as coisas ficam estranhas nessas histórias.
Agora vou listar mais 5 exemplos que usam esses exatos conceitos de Praia!
Xenosaga (PS2)
Em Xenosaga episódio I e III, Shion tem conversas na praia com Andrew Cherenkov e Dr. Mizahri, ambos mortos a pouco tempo. Ela é chamada de Beach of Nothingness.
Shion também tem várias conversas com Nephillim uma garota que perdeu o corpo e só existe no mundo das almas, usando o mesmo filtro de imagem. Lembram que o tempo só passa no mundo material? Ela mantém o mesmo visual por centenas de anos de existência. As conversas acontecem em Rennes-le-Château, onde está o corpo de Maria Madalena que só foi preservado pelo mesmo motivo. Mas dessa vez como matéria refugiada no mundo das almas.
Há muito mais paralelos entre Death Stranding e Xenosaga, em vários elementos do mundo, caracterização e motivações de personagens, os jogos se conectam bem, mesmo sendo tão diferentes.
Chrono Cross (PSOne)
Aqui está um jogo que dá um grande destaque para a Praia como praia. Quem não lembra de "O que veio do mar, retornou para o mar" em um túmulo importante do jogo?
Também é na praia que você se conecta com outros mundos.
Mas o principal são as áreas chamadas de "Dead Sea" e "Sea of Eden" (Chamado no Japão de Circle of Death, um tanto mais literal nesse caso). Nessa área encontramos o resto do mundo do fim dos tempos. Como o nome diz, já tem o componente Mar/Praia e lá o grupo encontra a alma de personagens mortos de Chrono Trigger! Para completar, sem vida ou morte o tempo não passa, evidenciado por Miguel, preso no local por 14 anos. Um dos chefões mais difíceis do jogo e olha que o grupo estava fazendo um favor de libertá-lo!
Final Fantasy XIII-2 e Lightning Returns
A Praia na segunda parte de Final Fantasy XIII é representado por Valhalla. Bem, enquanto a praia ainda é o destaque do local, o cenário também acompanha uma cidade sem vida. No jogo ele é descrito como o lugar para aonde as almas vão após a morte. Sem corpo, volta para o mar de Valhalla e vemos isso acontecer logo na abertura do segundo jogo.
Outro ponto que o jogo relata é que o tempo não existe no local, repetindo o mesmo conceito dito antes, ninguém nasce ou morre de morte natural. Lightning Returns explora mais no início do jogo esse conceito. Um caminho de duas vias, sem criação e morte não há tempo e matando o tempo não existe criação! Infelizmente não tem temática interessante que sobreviva aos diálogos dos dois jogos! Fica a citação, não recomendação!
Neon Genesis Evangelion (Capítulo 51 - Mangá)
Em toda a série e no principalmente no encerramento, a temática de mar de almas é o pilar visual. Inclusive no meme "Parabéns". Mas destaco o capítulo 51 do mangá, ou 20 do anime. Nele Shinji perdeu seu corpo e se juntou ao mar de almas. O anime destaca bem essa parte, dele no fundo do mar. Mas como estamos falando de praia, o mangá destaca muito mais, pois é lá onde ele acorda após fortalecer sua individualidade. E claro, tem outras almas para dar o "Oi". A praia no limite do coletivo é um ótimo lugar para bater um papo, as pessoas ficam mais pertinho.
E depois da praia, o meio termo da vida e da morte, hora de voltar para o mundo real. Claro que Shinji não vai desistir de sumir no mar de almas, mas no meio do caminho ele sempre vai querer voltar, indeciso até a alma, em todos sentidos!
Gundam Narrative
Gundam Narrative é uma adaptação do 13º volume da light novel de Gundam Unicorn, mas é uma história um tanto independente. E a temática é um tanto mais mística do que o comum da série, mas fiel ao que um Newtype realmente é, alguém que acessa o inconsciente coletivo! É lá que os pilotos conversam telepaticamente e sempre conversaram desde o início da série, mortos e vivos!
E durante o filme inteiro vemos várias imagens de três amigos conversando em uma praia em meio a ruínas! O grande toque do filme é que parte da conversa acontece no mundo real, mas aos poucos você percebe que parte das conversas não poderia ter acontecido no mundo real, a cronologia não bate! Mas sim no mundo das almas! E o filme vai muito além. Vale a pena assistir com essa visão, é um filme muito bom!
Então a praia nos animes e jogos não é só um lugar bonito "dentro da cabeça" e sim "dentro da cabeça de todos", um bom local para os protagonistas baterem um papo com vivos e mortos e o que acontece lá realmente afeta o mundo material. Os teasers de Death Stranding nunca esconderam a temática do jogo!
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