Ao ver a imagens sobre o "Timeline MegaTen", eu decidi fazer fazer um post tentando organizar as sequências de maneira mais didática, tirando a gordura de jogos extras isolados e com a minha visão do que joguei, com o que vi dentro dos jogos, então não proponho colocar todas referências e fazer pesquisa, falarei aqui só o que sei da minha cabeça e mesmo assim vai ficar enorme.
Então o propósito do post é meter Spoilers para explicar com os jogos se conectam, incluindo finais, não tem como fazer de maneira diferente.
A maioria dos jogos são individuais, histórias fechadas onde você pode começar e aproveitar cada um individualmente, alguns poucos sequências diretas com mesmos personagens, mas não é só isso, a série está sempre construindo em cima de ideias antigas, fazendo sequência a conceitos revelados o que deixa cada jogo cada vez mais grandioso.
Eu gosto de dizer que são jogos independentes, mas que se conectam pelos extras, a conta-gotas e sem fim, mas muito divertido de acompanhar.
Primeiro conceito:
Amala Universe
Até o SMT3: Nocturne os jogos e spin-offs eram bem conectados, mas no Nocturne eles quiseram fazer algo diferente e nesse jogo introduziram o conceito de Amala Universe, onde diversos mundos estão passando pelo processo de morte e renascimento, com a eleição de um Messias que pode definir como o mundo renascerá, com que ideologia.
Pensemos, antes do mundo ser destruído de vez, é melhor ser resetado para um período pré-crise. Então grandes calamidades são um dos gatilhos para o evento.
Se o mundo está se desviando muito do que o responsável por ele quer o reset pode ser uma alternativa, melhor um pássaro na mão do que nenhum mundo para alimentar as divindades que se alimentam de adoração. Cada mundo dominado é power up, mas a perda em um jogo é só uma batalha perdida, não a guerra.
Então dá para separar os jogos por universos, cada um com sua própria timeline, que podem ou não se conectar através de poucos personagens que podem viajar no Multiverso de Amala.
Aqui listarei dois, o dos novels originais porque já está fechada e o do Shin Megami Tensei que é o principal, o dos jogos.
Digital Devil Story: Megami Tensei (Série original de Novel + jogos)
Aqui onde tudo começa, nas duas primeiras Novels e seguindo a história de Akemi Nakajima.
Agora vão começar os spoilers, deixo o aviso novamente.
Digital Devil Story: Megami Tensei: Akemi Nakajima faz um programa que consegue se conectar com Demônios na escola. O primeiro chefão é o Loki e o protagonista usa Cerberus como seu aliado. Yumiko Shirasagi é a heroina e reencarnação de Izanami, ela é a reencarnação da deusa do título. Eles acabam se abrigando na caverna/tumulo de Izanami se recuperando da batalha.
Digital Devil Story 2: Warrior of the Demon City: O chefão do livro é Seth (Deus egípcio). Continuação direta do livro anterior, a merda continua com a professora Ohara grávida de Loki via tentáculos obcecada atrás dele (Sem saber que ele morreu) e mais organizações internacionais que estudam demônios sabendo algo aconteceu em Tokyo e indo atrás do Nakajima e do programa que ele criou. Todo o conceito de Magnetite para os monstros poderem se manifestar já existia nos livros, difícil para eles manterem a forma no nosso mundo, Seth acaba usando o poder de Magnetite da Yumiko para tentar fazer uma fusão dos dois mundos, aí sim os demônios poderem andar livremente. Outra coisa que influencia é o campo magnético, por isso a invocação via computador. As organizações internacionais acabam usando um satélite americano para produzir um forte campo magnético e forçar uma evocação do Seth no espaço enquanto o Nakajima tentava salvar a Yumiko. Anos 80 e tal.
Aqui a história diverge. Os primeiros jogos MegaTen foram feitos antes do lançamento do terceiro volume, mas sob a supervisão do autor original, então usam o vilão do terceiro livro, Lúcifer. Há um jogo de MSX que foi lançado simultaneamente com o de NES, mas feito por outra empresa, não pela Atlus, então sabemos que a história acaba alí, não vingou.
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Megami Tensei 1 e 2 (NES e remake para SNES): Os jogos usam os mesmos dois protagonistas, Nakajima e Yumiko, enfrentando os inimigos da novel, Loki, Seth e Lucifer. No segundo jogo já exploram o conceito de escolha do primeiro Messias da série, Nakajima, de que tipo de mundo ele prefere, monoteísmo, politeísmo, seguir Yumiko ou uma nova personagem do jogo. O que leva ao terceiro novel onde ele escolheu fazer merda pelo terceiro livro seguido.
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Digital Devil Story 3: Demise of the Reincarnation: Feito em paralelo com os jogos, aqui o final foi diferente pois o protagonista aceita a proposta de Lúcifer e acaba sendo morto pela Yumiko/Izanami.
Esse final leva a uma nova sequência de livros New Digital Devil Story que durou 6 volumes e aqui termina a saga do primeiro universo e primeiro messias Akemi Nakajima.
Agora começa a saga principal de jogos que dura até hoje
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Shin Megami Tensei (Série)
Vou completando a timeline aos poucos, começando com Shin Megami Tensei 1 e 2, os primeiros jogos da nuva saga e base de tudo. Vou procurar listar só os conceitos que foram usados nas sequências, que ligam os jogos.
Agora livre das novels, os produtores da Atlus começaram a fazer seu universo próprio.
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Shin Megami Tensei (SNES)
Acontece muita coisa no SMT1, muitos eventos.
Na primeira parte os demônios começam a invadir Tokyo e nós somos apresentados a dois grupos:
- Culto de Gaea/Gaia: Composto por ultranacionalistas japoneses liderados por Gotou, querem restaurar o culto ao deuses da terra-mãe e make japan great again. Você vê que eles são ligados a ciência e as tradições antigas do Japão ao mesmo tempo. São responsáveis pela invocação dos demônios. Representam o alinhamento Chaos.
- Americanos representados pelo embaixador Thorman. Representa a influência estrangeira e a opressão aos deuses nacionais. Representa Law.
No contexto dos seguidores é Japão x Mundo, no plano geral é Deuses antigos/terra-mãe x Anjos, planeta querendo sobreviver ao fluxo de morte e renascimento do universo, o que não quer dizer coisa boa para nenhum lado.
Acaba que para conter a invasão o Thorman decide jogar uma bomba atômica na cidade.
Mas esse é só o terço inicial do jogo, a partir daí no mundo/Tokyo destruída os anjos começam a construir uma grande arca que vai levar os escolhidos para o Millenium Kingdom, o reino divino de mil anos de paz e terminam com um Grande Dilúvio, chamada em outros jogos como a Grande Calamidade.
O protagonista é salvo da bomba atômica via Diamond Realm, um conceito Budista.
Uma dimensão separada onde encontra En-no-ozunu que guia o protagonista de volta ao mundo humano e quem o congratula pela vitória na rota Neutral.
Cada item desse reaparece em jogos futuros.
Por último e importante, temos a aparição de Steven/Stephen, que é o criador do programa de invocação de demônios.
Shin Megami Tensei II
O jogo se passa após SMT1, no ano 20XX, no máximo 100 anos depois. Um clima mais tecnológico e cyberpunk, aqui o plano do Millenium Kingdom ainda está em prática com o mundo destruído pelo grande Dilúvio e a cidade-arca onde a maior parte do jogo se passa, mas o jogo também tem uma grande jornada pelo mundo dos próprios demonios, chamado de Demon World, Expanse, Abyss ou Makai, dependendo do jogo e tradutor.
Enquanto no primeiro jogo a gente só encontra os anjos e demônios, aqui a gente encontra os cabeças, incluindo Louis Cypher, a.k.a. Lucifer, que apesar de todo antagonismo sempre trabalhou para YHWH, sendo um agente duplo.
O cultivo e coleta de Magnetite é essencial no mundo SMT, é uma fonte de energia para invocação, para armas, para fusão de mundos e é a energia dos vivos, da vida, basicamente.
E o grupo enfrenta próprio YHWH, independente do alinhamento, o jogo é muito mais linear e focado na história.
Diamond Realm reaparece no jogo como dungeon extra em um New Game+ se você tiver um save no dungeon final. Como só descobri recentemente, não joguei e não faço ideia do que acontece.
Steven também aparece no jogo, mesmo se passando tantos anos depois...
O protagonista aqui tem nome próprio, Aleph. E por desafiar e derrotar YHWH ele é amaldiçoado a viver vários e vários finais do tempos, como uma reencarnação completa, sem se diluir no mar de almas antes, basicamente um sofrimento eterno e vamos encontrá-lo novamente em SMT 3 Nocturne como o personagem Jyoji Hijiri, um repórter de uma revista ocultista.
Shin Megami Tensei 3: Nocturne
Essa informação só é revelada no Labirinto de Amala que só foi adicionado no relançamento expandido do jogo, por isso digo que os jogos só são conectadas pelos extras. Mas para deixar claro, é usado o mesmo texto de "Maldição" usado na versão de SNES, mas não é dito em nenhum momento que Hijiri é o Aleph com todas as palavras. Mas é o mesmo texto e olha que um é da Atlus, outro fantranslation. Por ser tão importante ele é uma baita caixa de Magnetite.
O labirinto de Amala é dividido em Kalpas que significam períodos de tempo, normalmente se referindo ao período de tempo de vida de um universo, entre tempo entre o nascimento e destruição do mundo. Então cada andar além de outros significados, também podem representar um mundo anterior que foi destruído.
E lá temos "almas NPCs" que contam a história do SMT 1 principalmente, citando Culto de Gaea e a grande calamidade do dilúvio, então a gente pode colocar facilmente SMT 3 ocorrendo após o 1 e o 2, independente de ser o mesmo mundo ou não.
Shin Megami Tensei: Devil Summoner - Raidou Kuzunoha vs The Souless Army e vs the Abbadon King
Aqui o jogo é bem conectado nem nos extras e sim main plot, tudo por interferência de Louis Cypher
Durante os jogos o grande objetivo dele é recrutar Raidou Kuzunoha the XIV.
No primeiro jogo Louis mostra pro Raidou o fluxo da história via Akarana Corredor e o destino do mundo que é ser destruído na grande calamidade, no grande dilúvio do SMT1 e o estabelecimento do Millenium Kingdom.
Para tentar impedir o Raidou Kuzunoha se torna um dos fundadores do Culto de Gaea que a gente viu nos outros jogos. E como vimos, eles foram meio o estopim para o fim do mundo em SMT1. Vai entender (Lembremos que Lulu é agente duplo),
Basicamente o main plot principal foi em volta do SMT 1 e 2, o dungeon final inteiro do primeiro jogo foi dedicado a conexão. Com vários NPCs semelhantes ao vistos no Labirinto de Amala, talvez o Akarana Corridor seja a mesma coisa, só mudando o level design, tão importante que foi pro nome, labirinto x corredor.
Com o acesso a Akarana Corridor fica fácil pro Raidou acessar outros tempos e mundos e fazer cameos o quanto for necessário ao lado de Lulu.
Shin Megami Tensei if...
O jogo se passa antes do SMT 1, não tem quase nenhuma conexão com a série principal, mas ao completar todas as rotas o Stephen aparece e recruta o personagem principal, levando ele para algum lugar que o jogo não mostra, revelando um dos seus hobbies que é a criação e coleção de Messias. Ele é também o criador do programa de invocação desse mundo.
Aqui a forma final do Timeline do Shin Megami Tensei clássico.
Shin Megami Tensei if... teve uma sequência em mangá usando o protagonista masculino, chamado de Shin Megami Tensei Khan. Nesse mangá temos a aparição de Gotou e Thorman do SMT1 (Disse que retornariam), todos atrás do misterioso evento que aconteceu naquela escola, um prelúdio perto da invasão de SMT1.
Já a protagonista versão feminina aparece em Persona 1 e 2, no 2 em particular trabalhando para a agencia de detetive sobrenatural Kuzunoha, o que conecta com os primeiros Devil Summoners, mas tudo via cameo.
Daria para dizer então que a geração PS1/Saturn são uma coleção de histórias pré-apocalipse do SMT1 ou onde o apocalipse não aconteceu, independentes, cada uma com sua sequência de eventos e personagens recorrentes próprios, sem influenciar o plot da série SMT principal.
A história dessa timeline em continuidade vai até aqui, mas os jogos seguintes continuam a construir o universo.
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Shin Megami Tensei: Strange Journey
Um jogo mais independente, mas aqui tem o surgimento das roupas Demonica e um conflito de uma escala mais global que no Japão, aqui a mãe-Terra surge em pessoa e seu conflito com as forças divinas é explicitado.
Além disso Lucifer aparece em uma versão feminina, como Louisa Ferre.
Mais uma história de destruição e renascimento, onde não importa sua escolha, o mundo será uma merda e vão querer te redux! :P
Shin Megami Tensei IV / Apocalyse
O mais recente da série, nele os Demonicas são relíquias antigas, então poderia se colocar depois do Strange Journey, mas não vai muito além de referências com o Strange Journey.
Os jogos puxam muito da repetição da narrativa do SMT 1 e 2, com o primeiro mais aberto e o segundo mais linear e seu combate vai até YHWH novamente, dessa vez mostrando que existem realmente muitos mundos em que ele é o Senhor, ele pode ser derrotado em um mundo, mas esse não é o fim.
O jogo também possui a participação ativa do misterioso Stephen.
No último jogo, o Apocalypse, em um dungeon DLC pago a história continua, com o jogador visitando o Diamond Realm, reencontrando En-no-ozunu e guiando a alma de todos os outros Messias que morreram para seus respectivos mundos (Como o do SMT1 que morreu após a bomba nuclear e assim por diante. Protagonista de SMT tem que morrer em algum momento, he).
Isso quer dizer, no SMT if... mostrou que ele estava recrutando Messias, aqui mostrou sua coleção de Messias de vários jogos.
E para finalizar, você enfrenta o próprio Stephen como ultimate final boss, pela primeira vez na série e dele emanando uma imensa quantidade de Magnetite.
Com ele ficando em pé e tudo. Um verdadeiro Ultimate Boss, histórico no contexto de toda série.
Então bem lentamente Stephen criou, treinou e recrutou Messias. Ele fala mais nesse DLC mais sobre suas intenções e sobre o universo. Cita a vontade de Axion, figura "eixo" de todo multiverso, seria o equivalente ao Great Will ou algo maior? Será que os próximos jogos irão expandir mais?
Como SMT V disse no Trailer, naquele mundo God (YHWH) está morto, só isso já coloca o setting além do que vimos no SMT 2 e 4 Apocalypse, talvez o V ainda seja o jogo base, mas quem sabe sua expansão ou sequência vá além da recriação de um universo e mostre algo que mexa um pouquinho no multiverso de Amala?
Bem, os jogos foram ficando mais independentes, mas SMT IV Apocalypse foi especial e trouxe muita coisa do passado, avançando a linha de plot do Stephen, personagem clássico, sem precisar seguir os acontecimentos da linha do tempo do SMT 1. É o tipo de coisa que não é pra ter fim, o conflito é eterno, mas ainda assim é bom ver personagens retornando e acontecimentos que influenciam jogos antigos e novos. É divertido e te dá vontade de jogar mais.
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Para finalizar, em entrevista os criadores confirmaram personagens que são os mesmos em todos universos da série.
Primeiro o Stephen, é sempre o mesmo.
Segundo o carinha do Cathedral of Shadows onde são realizadas as fusões, o Mido.
E por último St. Germain que só aparece no Raidou Kuzunoha e no SMT IV, realmente não lembro dele em nenhum jogo, é um NPC que troca itens, afinal, Akarana Corridor é um ponto sem retorno e o jogador precisa de recursos.
Mais informações, curiosidades, podem deixar nos comentários.
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