O mais recente jogo da Vanillaware (Odin Sphere, Muramasa e Dragon's Crown), lançado dia 22 de setembro de 2020 no ocidente.
Bem, o título já diz, é uma obra-prima, um jogo nota 10, altamente recomendado pela sua história, então nem dá pra comentar muito, é um jogo para se jogar sem spoilers.
A narrativa segue o padrão de Odin Sphere, com múltiplos personagens, cada um com seu estilo de história, seu objetivo e suas histórias vão se cruzando de maneira não linear, você não joga numa cronologia exata, então boa parte da diversão é ir juntando os pedaços do quebra-cabeça.
Então segue o estilo de Odin Sphere, mas de uma maneira muito mais complexa, afinal, são 13 personagens principais e muito mais personagens secundários vindo de diversas linhas do tempo, a maior parte se passando em 1985, mas também no Japão da da segunda guerra mundial em 1944 e numa cidade destruída de 2025.
Já dá pra imaginar o delicioso quebra-cabeça sci-fi.
E o jogo te dá um tanto de liberdade para explorar após o prólogo, fazendo as histórias de uma forma praticamente livre, com alguns checkpoint de progresso, mas ainda assim bastante liberdade. E como cada personagem tem seu objetivo diferente, alguns possuem puzzles para resolver para poder progredir, para achar uma rota diferente, toda essa interação e bombardeio de informações te deixa altamente viciado.
Outro jogo da Vanillaware que mexe com viagem no tempo é GrimGrimoire do PS2, lá o jogo é um real-time strategy RPG e é exatamente esse o gênero do 13 Sentinels.
A apresentação da batalha se dá em uma visão superior usando ícones típicos de "Briefing de missão militar", não usa a arte 2D linda da Vanillaware e isso deixou muita gente confusa e desapontada, mas apesar da confusão inicial olhando nas screens, o estilo é altamente funcional para o tipo de batalha dentro do jogo e você se acostuma.
Funciona como uma espécie de Tower defense, você tem que proteger a base com as Sentinel enquanto ondas de inimigos vão vindo, existem 4 classes de Sentinels, você compra armas, passa de leve, compra skills e escolhe 6 dos 13 pilotos para o combate, sendo que a barra de stress cerebral deles aumenta em cada luta e quando ela enche ele fica uma luta fora do combate.
Tem muito o que fazer no combate, são muitas lutas, são 3 níveis de dificuldade, mas o foco principal mesmo é na história, é onde você passa a maior parte do tempo.
Para quem gosta de histórias sci-fi, com muita tecnologia, viagem no tempo ou simplesmente quem gosta de uma boa história, com narrativa única e arte linda, 13 Sentinels é um jogo obrigatório com diversão garantida.
Comentários
Postar um comentário