Super Robot Wars NEO - Review

Super Robot Wars NEO foi lançado para o Nintendo Wii em 2009. Ele possui gráficos 3D com uma jogabilidade diferente do tradicional, que posteriormente foi reutilizado no SRW OE do PSP (Incluindo boa parte do cast) e melhorado no recente Fullmetal Panic! Who dares wins do PS4.

Séries presentes no jogo:

Estreiando:
Jushin Liger
New Getter Robo
NG Knight Lamune & 40
Ganbaruger
Go-Saurer
Daiteioh
Iron Leaguer
Ryu Knight

Retorno:
Mazinger Z
Great Mazinger
GoShogun
Braiger
Raijin-Oh
Mobile Fighter G Gundam

O jogo foca bem nas séries novatas e as que retornam são compostas principalmente dos protagonistas, com exceção do Raijin-Oh que é bem explorado e do G Gundam com a presença do Devil Gundam e seu exército como inimigos.


O cast é composto por séries do gênero "Super Robot", as pessoas gostam de dizer que o único Gundam presente também não é um Real Robot. De toda forma é um cast com muitas crianças e bem homogêneo, não é muito atrativo de se começar, porém ao jogar eu gostei muito dos eventos.

Nós temos dois mundo, a Terra, onde vem o pessoal das antigas e principalmente o grupo de Eldoran composto pro Raijin-Oh, Gosaurer, Ganbaruger e Daiteioh, mostrando a origem de todos eles, coisa que o SRW GC não fez com o Raijin-Oh, foi interessante ver a origem. 

A curiosidade fica por conta de Daiteioh, que foi um anime cancelado e só conta com um especial comemorativo do aniversário de 10 anos da série, são 7 minutos bem animados mostrando todos os personagens da série.

O outro mundo é chamado de Earth Tear e conta com séries no estilo fantasy, com cavaleiros, magos, estilo RPG.

Uma das séries novas que mais gostei foi Jushin Liger, criado em 1989, mesmo com crianças tem um visual mais pesado e foi feito pelo Go Nagai, só descobri agora ao escrever o texto, realmente curto os trabalhos dele, mesmo às cegas.

Como o grupo é mais homogêneo há uma certa repetição nos plot twists, o próprio jogo é consciente e cita quando alguns eventos se repetem, mesmo assim são muito bons de acompanhar.


O problema maior se dá com o gameplay, desde o início ele já mostra que os estágios são longos com muitos bosses com muito HP. Mas como você ainda está aprendendo todos os sistemas diferentes, acaba se distraindo, mas o jogo mantem o mesmo nível de dificuldade até o final, isso quer dizer, médio-difícil, mas principalmente com estágios muito longos, acaba sendo bem cansativo.

Minha comparação maior é com Project x Zone, estágios de 2 horas de duração e muitos bosses no mesmo mapa, você lutando com os mesmo várias vezes, mas não durante o jogo todo como o PxZ, ao menos no NEO as coisas vão se resolvendo. Acaba que são jogos divertidos, mas que você só quer jogar uma vez (Diferente dos outros jogos da série).

Eu tentei me limitar a dois estágios por dia no máximo, 1-2 estágios é um bom ritmo pro jogo, assim você não cansa tanto, mas ao mesmo tempo você ficará jogando ele por mais de um mês, o que pode gerar imprevistos e drops.

Por exemplo, saiu a tradução do SRW OGs de PS2, me pegando de surpresa. E o jogo é 5x mais divertido, estágios mais curtos e melhores. Acabou que no final acabei aumentando o ritmo para 3-4 estágios por dia, não recomendo. Se for jogar tem que ir aos poucos mesmo.


Eu joguei o SRW GC recentemente que também usa modelos 3D nas batalhas, mas o mapa é por grid tradicional. Ele tenho vontade de jogar no futuro. A falta de grid em um S-RPG pode ser atrativo no início, mas do jeito que fizeram no jogo foi uma das coisas que fizeram cansar mais, você tem que colocar manualmente cada unidade no campo de batalha e dá trabalho mover todas pelo mapa.

Agravado pelo jogo te forçar a usar praticamente todo mundo, você pode colocar ela na navemãe e trocar por outra unidade, o que é uma feature MUITO legal, mas tudo é questão de balanceamento e pela dificuldade do jogo você tem que fazer isso praticamente todo turno. Por essa feature o jogo ficaria fácil demais, pra compensar o HP inimigo inflou e ficou longo demais.


Os personagens originais são bons, destaque é que é um dos poucos jogos com presença de uma navemãe original, boa parte da motivação do protagonista está relacionado a ele, seu irmão se fundiu com a nave e ele busca artefatos chamados Armed Phantomas para poder libertar ele. Há semelhanças do mecha com SRW X pelas cores, uso de magia e visual ligado a pássaro.

No final é um bom jogo, mas deve ficar lá pra trás na lista de prioridades, mesmo entre os poucos jogos em 3D da série.

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