Super Hero Sakusen (E a origem do SRW Alpha)

 
Super Robot Wars Alpha foi um jogo que marcou e abriu a "Era Alpha" da série SRW onde o sprite das unidades eram animados e a narrativa mais forte. Mas a série Alpha não surgiu do nada, existem vários jogos que foram adicionando elementos da história do projeto SRX e Balmar pouco a pouco até o Alpha vir e juntar tudo, incluindo a série clássica, como um grande crossover dentro do crossover, se é que me entender. 

O primeiro projeto foi com o "Shin Super Robot Wars", o Shin indicando "novo", um novo arco dentro da série.


Nele temos a origem do trio da R-Series, Ryusei, Rai e Aya. E a história do jogo envolve a invasão da Terra pelos aliens de Balmar liderados por Laodicea Judecca Gozzo e sua unidade Zehirut.

Porém o resultado final não ficou muito bom, os sprites em tamanho real não tinham tanto "carisma" e o jogo deixa inclusive muitas pontas soltas nas histórias dos animes que participam e como sabemos, o jogo nunca teve uma sequel de fato. Mas foi reimaginado depois no Alpha, então terminou tudo bem.

Depois nós temos Super Robot Spirits, um jogo de luta para Nintendo 64. Nele Balmar ataca a Terra e os políticos começam o plano Ark de evacuação em massa do planeta. Aya e Rai estão ocupados com a evacuação e cabe ao Ryusei tentar parar a invasão.


Ele derrota a líder da invasão, Levi Tolah e descobre que ela era apenas um peão que envia todos os dados da batalha para o verdadeiro chefão, chamado só de Gozzo.

Interessante que pela situação a Aya nunca encontra a Levi nessa timeline.


Temos participações do time da R-Series em diversos outros jogos, mas o próximo de desenvolve os Balmarians é o jogo do título do post, lançado logo antes do SRW Alpha.

Super Hero Sakusen ou Operations foi lançado para o Playstation em 1999 e é um RPG por turnos envolvendo personagens da série Ultraman, os Detetives Espaciais, Androides irmãos dos Kamen Riders e Gundam (G e Wing).

Normalmente Ultraman + Tokusatsu da Toei + Gundam é a combinação quando querem lançar um RPG de turnos, antes deles outros que tiveram participação em SRW foram o Hero Senki e Gaia Savers, ambos de SNES.

No Sakusen o protagonista é Ingram ou Villeta Plisken.


Eles são heróis com amnésia, apenas flashs de memória, mas que decidem sempre ajudar as organizações que os resgatam e a primeira missão logo de cara é derrotar o Devil Gundam.

Querendo o Devil Gundam também está a organização Neo Vadim (Vadim de Villeta Vadim).

Porém no primeiro confronto o Devil Gundam distorce o tempo-espaço e ele é jogado 40 anos no passado. Então a história se desenvolve com uma trama sci-fi de viagem no tempo e dimensional, confuso, sim, adoro? SIM!

O jogo foi muito mais divertido do que imaginava, totalmente focado na história, bem no estilo dos SRWs, toda hora uma reviravolta, uma catástrofe global, um duelo de honra, um sacrifício heróico...


Eu realmente deveria ter feito uma compilação da jogatina aqui no blog pois eu gosto de poder conferir no futuro essas experiências mais raras de jogos em japonês, coisa que você não repete facilmente.

Porém achava que jogar um RPG totalmente em japonês iria me desgastar mais, me baseando principalmente no Hero Senki que mesmo estando em inglês você ficava meio perdido e era muito difícil. Não o caso do Sakusen, o jogo é bem linear e fácil de jogar, poucas batalhas, totalmente ficado nos eventos. Não foi nada cansativo e bem viciante por ser fácil de progredir.


Agora o grande destaque fica para o antagonista Euzeth Gozzo. O jogo dedica muitas cutscenes ao personagem, ele tem um grande Character Development dentro do jogo.

Talvez não tenha tantas informações novas que não dê para extrair nas outras aparições em Alpha e 2nd OG, mas ver o desenvolvimento do personagem dentro desse jogo, aos poucos e com todo o contexto de mundo do jogo, para mim foi fantástico, você realmente consegue justificar melhor as ações dele nos jogos seguintes e até mesmo ganhou minha simpatia.


Eu diria que Ingram é o avatar do jogador então é mais neutro. Mas isso só vale até certo ponto, no final Ingram cresceu muito no meu conceito e comecei a vê-lo de uma maneira diferente. Agora a vontade é jogar tudo do Alpha e OG de novo!


Vários outros personagens que iriam receber maior destaque na série Alpha também aparecem no jogo. Incluindo o vilão de Shin SRW na parte do maior plot twist do jogo. Infelizmente parte da resolução entre Laodicea e Euzeth acontece apenas na versão Dreamcast do SRW Alpha que é difícil de emular.

Todas as outras séries Tokusatsu que participam do jogo também adicionam muito aos personagem de Euzeth e Ingram. Particularmente a minha favorita foi Kikaider onde o vilão tem uma flauta que controla qualquer tipo de máquina, porém Kikaider tem um circuito de consciência que lhe permite resistir, MAS ele é um sistema incompleto, então toda vez que a flauta toca Kikaider sofre para não cair no controle, um Andróide dividido entre o bem e o mal.



Change! Switch On! 1, 2, 3!  (Familiar, hehe)

O jogo usa as cenas de transformações da série para os Tokus da Toei. E é lotado de CGs de maneira geral, tanto em eventos como para ataques dos personagens.

Valeu totalmente ter decidido arriscar e jogar ele em japonês, achei que estaria cansado no fim da jornada, mas terminei revigorado e querendo jogar mais da Banpresto!

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