Logo após terminar o Super Hero Sakusen eu me empolguei com toda a história Balmar novamente, realmente a saga mais cativante de Super Robot Wars, então decidi começar o que estava já planejando fazer após o SRW 30, jogar todos os Alpha novamente em ordem.
Até queria colocar o Impact antes de todos, mas hype é uma coisa difícil de controlar, ele vai ter que ficar para bem depois.
Um grande incentivo para o Alpha foi jogar a versão Dreamcast, é um remake todo em 3D e com extras incluindo uma rota final nova. Se a vontade já era grande, com incentivos extras melhor ainda.
Entre os extras existe uma série nova vindo dos videogames, G-Breaker, que é o nome dado para os personagens e mechas vindo dos jogos Sunrise Eiyuutan, o que inclui também novas unidades para os pilotos de Gundam e Dunbine vindo desses jogos. Podem não ser muito fortes, mas a unidade nova para Dunbine tem um design muito bonito.
De maneira geral eu curti ver os mechas em 3D, possibilita alguns movimentos mais complexos na coreografia dos ataques, bom em transformações ou abertura de compartimentos para armas e mísseis, por exemplo. Só os ataques físicos ficam realmente bem ruins.
Em termos de ataques, outra novidade foi a adição de combos entre as unidades, muitos e muitos combos, desde o tradicional Double Mazinger Fire, até o raro Double Funnel Attack e também o exclusivo Akashic Breaker, um ataque em dupla do Cybaster e R-1.
Outra vantagem são os retratos em alta definição, muito melhores que os originais de PSone.
Tem tudo isso, mas a grande vantagem real do jogo é a velocidade, o jogo é muito mais fluido e rápido que o original, mas isso só fui sentir mesmo quando voltei para jogar o Alpha Gaiden. Definitivamente a melhor versão do Alpha.
Após jogar o Alpha DC relutei um pouco, mas não resisti e comecei o Alpha Gaiden. De início tive problemas com o ePSXe, loadings terríveis, defeitos gráficos e o jogo não salvava. Não dá para jogar sem salvar e tentando se garantir no savestate.
Então foi hora de aprender sobre emuladores mais modernos de PSone e conheci o Duckstation. Problemas resolvidos, loading naturais melhores, mas também dava para mapear o botão de acelerar no controle, problema da lentidão de jogo antigo 100% resolvido, a parte técnica da idade não afetou mais a experiência.
Esse detalhe da parte técnica é importante porque tirando isso, esse é um dos melhores SRW de todos os tempos!
O gameplay é muito melhor que o Alpha em vários níveis, desde balanceamento quanto em construção de estágios. Aqui o grupo se reúne muito mais rápido e você realmente está mais livre para montar de fato uma party e usar personagens secundários. Na Alpha original a maior parte do tempo o grupo era fixo e você tinha que complementar com os melhores.
O ritmo da história é muito bom e um tanto única dentro da série em termos de ambientação, contando com o mundo desértico de Turn A e Xabungle.
Dessa vez fiz o final Easy do jogo, que era o que me faltava. Acabei descobrindo que o que tinha ouvido falar antes sobre ele, que no final Easy o Shuu salvava todo mundo, era uma grande mentira e o final na verdade é igual ao da rota normal. Acreditei por anos nisso, foi bom ver o que acontece de fato.
O final original do Alpha deixa um bom gancho que o Gaiden fecha bem, juntos formam uma boa duologia.
Próximo passo vem o que considero outra duologia: Alpha 2 e 3. Estou ansioso para jogá-los e fazer rotas novas: Arado e Cobray.
Mas primeiro vem o SRW 30 que lança essa semana, com os eventos de fim ano provavelmente ficarão só para o ano que vem.
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