Finalizado e devidamente platinado, gostaria de deixar minhas impressões finais de maneira rápida e o mais simples possível:
- O jogo é longo, colocaram muito conteúdo dentro dele, muitas missões de história e mais ainda de desafios de vários tipos, desde derrotar várias ondas de inimigos com um limite de turno e até derrotar um inimigo em um único ataque.
- Levei 105 horas para terminar e o meu usual do VTX foi de 60-70h. Fiz mais de 180 missões de batalha.
- O grande número de missões é positivo pois elas não são tão longas e ativa o centro do "vício" onde você está sempre desbloqueando uma unidade nova ou ganhando itens e se sentindo recompensado, quer sempre fazer mais.
- O gameplay da série vem melhorando desde o Z onde nenhum inimigo te acertava mesmo com nenhum upgrade e aqui na minha opinião ficou perfeito, em boa forma novamente. No fim do jogo os inimigos tinham 100% de hit contra os Real Robots que tem maior evasão e com 70% de upgrade que foi até onde fui. A disponibilidade de skills como Foresee é mais limitada e o custo de Energia para os ataques é bem alto.
- Dito isto, há uma grande diferença entre o Hard e Expert que vi no NG+, recomendo jogar no Expert mesmo se você for iniciante.
- Você ainda pode quebrar os personagens se quiser o que também é muito legal como o próprio Final Fantasy onde sempre foi divertido alcançar 9999 de dano ou Disgaea.
- Mas agora você tem a opção de não quebrar, inclusive no NG+ onde você pode escolher individualmente o que quer carregar ou não. Finalmente dá para fazer um NG+ começando sem dinheiro para brincar com o gerenciamento de recursos novamente, mas mantendo as ACE skills que dão mais individualidade para os personagens, principalmente os de suporte.
- Levei 100h para completar o upgrade da nave e isso fazendo uma batalha extra que dá bastante pontos rapidinho, não fosse ela terminaria sem completar.
- Todas as missões acima são de história, então mesmo a história tem muito conteúdo. Porém ela ficou mais picotada no início onde você recruta os primeiros personagens, demora mais para engrenar, mas melhora bastante depois que chega em um ponto onde o jogo considera que você tenha todos.
- As missões com estrela avançam o "tempo" da história e algumas outras missões somem. Recomendado deixar elas por último, se perde muito do jogo fazendo elas primeiro, desde personagens, upgrades e a própria história, algumas vezes até gerando inconsistências na narrativa que te tiram da imersão.
- No NG+ para platina fiz só as missões com estrelas e umas extras para pegar dois personagens opcionais que eu queria. Novamente, não fica nada bom jogando só elas, mas na reta final em específico é interessante pois os personagens que você não mata fazendo as outras missões aparecem como reforços junto do final boss da série.
- Fiquei impressionado com as variações, tem personagem NPC que morre ou não dependendo da ordem que você faz as missões.
- Os personagens principais são meio nulos e não fazem muito, o Huckebein e o Dreisstrager não impressionam muito. O carisma ficou todo para o rival, curti ele demais.
- Acho que parte da razão é que ficou coisa para resolver, devem ampliar e revelar mais em uma expansão, mas não é nada garantido. Porém fiquei com essa expectativa. O final tem um baita plot twist que te faz querer mais.
- Em termos dos animes, os eventos de J-Decker foram meus favoritos. Em vários momentos me surpreenderam.
- As animações de L-Gaim foram as minhas favoritas no quesito consistência do conjunto, vários inimigos e todos bem animados e com belas cut-ins.
- Joguei o Alpha recentemente, mas a batalha do Angel Halo nos dois jogos são bem diferentes, gostei. Usö sofre hein e olha que nem tanto quanto no anime.
- Gundam Narrative gerou estágios interessantes com o Phenex dando rolês aleatórios. Inclusive desafios ao fazer você tentar fazer o NPC suicida sobreviver no Expert.
- Rayearth não é tão bonito/tenso como no T, mas proporcionou algumas das mais legais surpresas.
- As histórias das séries começam boa parte em pontos avançados, não é muito amigável para iniciantes neste aspecto.
As impressões não ficaram tão curtas quanto imaginava e ainda queria comentar mais, deveria ter feito parágrafos normais inclusive, agora já era.
Enorme conteúdo e viciante, capricharam muito no gameplay dele. Agora é esperar os DLCs, dá facilmente para fazer os estágios no post-game (É, agora a série tem post-game), mas ver as interações são uma parte importante, é bom rejogar do início para isso, mas como o jogo é grande fica difícil de imediato. Vou esperar sair todos os DLCs incluindo possível expansões e níveis de dificuldades extras não anunciadas. Particularmente espero que tenha. Dessa vez passa porque o que fizeram foi legal. Por isso são impressões finais, só que "por enquanto".
Comentários
Postar um comentário