Terminei o Super Robot Alpha 2, parte da minha maratona na série Alpha, dessa vez com o Arado Balanga, a rota do protagonista masculino com um Real Robot, sendo a segunda vez que termino o jogo, a primeira foi com o Sanger na rota Super Robot.
Da primeira vez que joguei também fiz em maratona, isso quer dizer, jogando todos os Alphas na sequência e a sensação início foi a mesma das memórias, tem um choque na transição do Alpha Gaiden para o 2.
Muda muita coisa, a interface, as caixas de diálogo, as séries participantes, o próprio estilo da história e principalmente a jogabilidade com o sistema de squads e nesse caso não para melhor. É muito trabalhoso ter que rearranjar o grupo no início, separar quem pode voar e quem não pode, tentar encaixar o máximo de gente possível para ir treinando, te faz ter preguiça de prosseguir e começar um novo estágio imediatamente.
Não só isso, eles não quiseram arriscar e deixaram o jogo muito fácil, mas até aí tudo bem, em geral do Alpha pra frente a série se torna mais fácil mesmo, mas devido aos Squads você acaba ficando com preguiça de gerenciar os equipamentos e upgrades, afinal, não adianta aumentar muito o alcance de um personagem se os outros do Platoon não vão alcançar para dar o suporte, nem aumentar o movimento já que só vai surtir efeito se todos receberem o mesmo boost. Você basicamente só vai querer nivelar todos.
Então ganha a trabalheira de gerenciar os squads da party e perde o prazer de mexer na customização. Mas só até certo ponto do jogo, isso afeta mais o início.
Felizmente depois de certo ponto a party se mantém fixa e não se divide mais, sem o jogo ficar bagunçando seus esquadrões e com um inventário maior, fica mais fácil chegar na tela de equipamentos e upgrades para começar a melhorar as fraquezas e forças de cada grupo, o jogo se torna muito mais divertido.
Então de início a minha progressão foi lenta, mas depois de um certo ponto o jogo deslanchou e ficou mais divertido.
Fazendo essa segunda jogada deu para ver que o jogo se assemelha muito a estrutura do SRW 30 em narrativa e feeling de história. Como o grupo é fixo e não se divide para resolver diferentes conflitos enquanto você faz outra rota, você acaba vendo todos os finales, então sua decisão afeta mais a ordem em que você resolverá os problemas e realmente, foi bem diferente do que tinha feito da outra vez.
Chefões do meio do jogo enfrentei no final e vice-versa, muda bastante a ordem dos eventos e uma coisa presente tanto no SRW 30 como o Alpha 2 e que curti bastante é que dependendo se você matar ou não um inimigo em certos estágios ele pode aparecer ou não no grande finale das séries. Não lembro disto acontecer em outros jogos. Basicamente com Gundam no Alpha 2, mas no 30 com Gundam Victory, Gun x Sword e L-Gaim.
Minha parte favorita do jogo foi o evento do Char's Counterattack, bem no final do jogo, a conclusão foi bem emocionante e o melhor de tudo é que foi totalmente diferente do que eu tinha feito na primeira vez que joguei.
Então o Alpha 2 começa meio lento, ainda vindo depois do Alpha Gaiden que um dos melhores de toda a série, mas depois engrena e me animou muito no final. Foi muito bom ver as variações de evento nessa segunda jogada.
Próximo passo é o Alpha 3, mantém os squads, mas acredito que com o aquecimento do Alpha 2 dá para levar mais numa boa e arrumar o grupo mais rapidamente. Nas minhas memórias foi totalmente épico, altas expectativas para experimentar o jogo novamente.
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