Shuffle Fight (NES)

 
Shuffle Fight é um jogo para Nintendinho de 1992, quando Super Robot Wars ainda estava na sua segunda encarnação, engatinhando, mas faz parte da família.

Não deixa de ser um jogo de estratégia, mas como se fosse um jogo de Tabuleiro com elementos de RPG de mesa, cujo o objetivo é conquistar áreas e dominar o mapa, com bases te dando mais recursos. Podendo ser jogado por até 4 pessoas.

Isso no modo principal do jogo, é algo bem diferente e divertido, mas como um jogo de tabuleiro, ele pode ser bem longo. Tem muito fator sorte envolvido, você adquire mechas e itens usando os recursos para puxar cartas, podendo vir coisas positivas ou negativas.


O jogo também tem um modo campanha com uma história simples onde as regras do gameplay são totalmente diferentes, o objetivo principal sendo chegar ao castelo inimigo e enfrentar um Boss.

BEM mais simples, sem gerenciamento de domínio de bases, nem cartas nem nada. O gerenciamento que tem é no final de cada estágio você escolher unidades novas para o time e equipar 4 itens, se você não usou tudo no estágio dá para ir selecionando só os melhores.

Ao encontrar um inimigo a batalha começa, você não escolhe quem vai usar, é definido pela sorte dentro do que você tem no seu time, o mesmo vale para os inimigos.


Os primeiros números na batalha são o HP.

O segundo é o ataque. O dano se dá jogando dados, o D indica quando dados aquela unidade usa.

No caso o Walter Gallia usa 2 dados e o Daltanius usa 3 dados. Ambos tem +4 de dano fixo.

A terceira linha é a defesa.

A quarta não estou seguro, mas acho que é a velocidade, algumas vezes você perde ou ganha turnos aleatoriamente, imagino que o último valor interfira, mas não tenho certeza.

Então nesse caso o Daltanius tirou 2+5+2 nos dados + 4 de dano fixo = 13. Menos os 3 de defesa do Gallia então o dano final é 10.

Ao tirar todos os números iguais ocorre um crítico, então fica mais fácil conseguir críticos tendo menos dados.

Achei interessante, cada unidade acaba tendo uma característica diferente por causa disso, mas como disse, o jogo é muito baseado na sorte, tem que ir pensando que essa é a diversão do jogo.


Vilão, não sei se vem de anime porque o grupo de animes é grande, acho que é original mesmo.

Até porque nesse modo campanha não aparecem todas as unidades e séries, só as mais populares, vários Mechas são disponíveis apenas no modo tabuleiro.

De toda forma joguei o modo campanha todo em uma noite, bem simples e rápido, foi uma noite divertida.

Vou postar alguns mecha que consegui e tirei screens.

Cybaster

Daimos e Trider G7


Voltes V e Dragonar


Combattler V


Daioja


L-Gaim (Mk2)


Albegas e Godsigma


Xabungle


Mazinger, Great Mazinger e Grendizer


Gundam, claro (OG, Zeta, ZZ e F91)


Getter Robo e Getter Robo G


Daitarn 3 e Zambot 3


Daltanius citado anteriormente para não ficar de fora


Uma lista bem grande, talvez tenha até mais escondidos na aleatoriedade? Muitos levaram anos e anos para entrar em um Super Robot Wars de fato. Mas ei, não tem músicas dos animes no jogo, só aí deve facilitar um monte para fazer um grupo destes.

Comentários