Super Robot Wars K (DS) - Revisitado


Super Robot Wars K terminado! Foi uma rejogada e o resultado foi que me diverti muito mais com ele que na primeira vez.

Mas sim, esse é um dos poucos casos que concordo com as opiniões mais repetidas da comunidade, K é sim o mais fraco dos tradicionais do DS, digo mais, o mais fraco dos SRWs dos portáteis, mas mesmo assim foi o jogo mais divertido que joguei esse mês.

Não dá para botar no papel o que faz ele não ser tão bom pois a maioria das coisas são comuns da série, como só começar a empolgar do estágio 10 para frente, as histórias das séries serem meio picotadas e separadas uma das outras. Na teoria não é problema em outros jogos, por que seria nele? No final tudo é questão de como é aplicado, só mesmo jogando pra saber.

Isso quer dizer que é um jogo parado? Não! Tem vários momentos de Climax e batalhas decisivas desde o começo do jogo. Principalmente em relação aos vilões originais! São muitos vilões e são eles que conectam mais os animes. Eles se encaixam perfeitamente com toda a temática do plot atual da série OG, dos Ruinas e Lamalices, ficaria surpreso se não fossem incluídos no OG Final!

Problema é o grupo de protagonistas. Pobre Mist é considerado o pior protagonista, mas ele não é ruim não, isoladamente é bem normalzinho. O problema é a interação dele com as duas garotas do grupo, nossa, dava um desânimo, ele não podia falar nada que elas davam bronca ou ficavam chateadas e é assim até o final do jogo incluindo o epílogo. Muito drama toda vez que reunia os três!

Então os vilões originais são caprichados, os protagonistas chatos, a história é agitada, mas lenta ao mesmo tempo, é um jogo um tanto paradoxal! Mas no final é bom sim.

Da parte do gameplay como joguei no NG+ pude jogar com mais mimos tanto por causa do dinheiro extra como por já começar com personagens sabendo skills importantes como Counter e EN Save, no caminho ainda fui dobrando a quantidade de gente com essas skills com os novos drops. 

Na primeira jogada o que ficou na minha cabeça é que os estágios eram muito arrastados pelos inimigos virem em duplas, não gosto de SRW com duplas, tem pouca movimentação de bonecos pois tem que matar dois para poder ocupar o espaço onde 1 grupo de inimigo comum estava.

Mas dessa vez considerei normal, não achei arrastado, foi bem o típico. Mas como disse, foi NG+ com dinheiro e skills extras! Quer dizer que é daquele jogo que fica mais divertido no NG+? Pode ser, bem, só poder ficar já é bom, ruim é quando não fica divertido de jeito nenhum, haha. Mas também tem o fato de agora estar mais acostumado com esse estilo de jogos de unidades duplas, mesmo ainda não sendo muito do meu gosto.

Porém há um elemento peculiar no jogo que só aparece no final. Primeiro que os últimos ataques tem salto gigantesco no consumo de energia, uma coisa absurda mesmo de 190 em um personagem com um máximo de 220 com os 10 upgrades, realmente! Vários personagens, todos que aprendem seus finishers na reta final (Os mais fortes). Já os ataques iniciais tem consumo normal.

Segundo, os personagens não aprendem o último Spirit, pouquíssimos conseguiram, nem mesmo o protagonista conseguiu por aqui. Terceiro que o SP é baixo demais, basicamente só dá para usar o "Valor" uma vez por luta ou duas sacrificando skills de defesa e acurácia. "Awaken" para te fazer andar duas vezes no mesmo turno sem nem poder usar um "Valor" é inviável e skills de aumentar o Will/Morale também. Tentar lembrar da próxima vez de usar os itens de aumentar SP ou diminuir consumo nos atacantes e não nos personagens de suporte. Bem que o jogo poderia dropar mais deles...

Somando o alto consumo de EN e SP, basicamente o jogo quis que você faça um tudo ou nada com cada personagem podendo fazer um único "Ultimate Attack" por estágio.

Eu achei legal até, é um conceito interessante, mas você tem que ter cuidado para não gastar EN nos contra-ataques do turno inimigo, se tiver não vai ter problemas. Tendo o cuidado não gera transtornos, tirando o chefe final, haha, ele cobra mais ataques e com os personagens vulneráveis algumas baixas vão ocorrer... Eu não me importo, até acho legal ver geral morrendo no último estágio, mas tem gente que vai se estressar. Sugiro investir grana no ataque e energia.

Tem o lance de terrenos também, pessoal sempre gosta de citar que o cálculo é diferente... E não faz diferença nenhuma no jogo. No primeiro estágio de espaço você sente nos Zoids que são ruins no espaço, você equipa o item que melhora o desempenho no protagonista e foi, não sente mais o resto do jogo! São só uns 5 estágios no espaço no jogo todo e mais no final onde todo mundo está forte. Simplesmente não se sente!

O jogo tem suas peculiaridades, tem sua identidade, no final foi divertido rejogar e o faria novamente.

Comentários