Super Robot Wars Impact (PS2) - Uma looonga jornada

 
Terminei Super Robot Wars Impact pela primeira vez, um remake da saga Compact 2 originalmente para Wonderswan preto-e-branco que foi dividido em três jogos. Esses três "Compact 2" foram compilados em um jogo só com a adição de duas novas séries (Nadesico e G Gundam) e a personagem Alfimi, um conteúdo novo considerável fora toda diferença visual e de áudio.

Não sou fã da série Compact como um todo, não curto muito a fórmula deles, os estágios e a história são mais simples que os jogos mais antigos, só que com um balanceamento melhor. Mas dentre eles o Compact 2 (Parte 1 e 2) são meus favoritos da principalmente pelo gameplay onde você usa todo mundo da equipe, semelhante ao SRW EX. Já a parte 3 é diferente, o grupo fica variando mais e a quantidade de unidades que você pode usar cai para menos da metade, apesar da party ter quase dobrado por juntar a galera da parte 1 e 2.

Isso serve pro Compact, mas no Impact a experiência foi TOTALMENTE diferente. O balanceamento é outro e a avaliação das partes também, minha preferida foi a parte 3.


É raro a série receber remakes, mas geralmente quando acontece eles aumentam o nível de dificuldade já que remakes geralmente vendem menos então eles decidem hardcorizar. Impact vendeu para caramba pois foi o primeiro do PS2 e veio do hype da série Alpha, mas não impediu deles uparem a dificuldade.

Na minha opinião não ficou bom, o dano ficou muito baixo e virou trabalho de formiguinha, sempre necessitando de muitos hits para acabar com qualquer inimigo, mas o problema é o conjunto da obra, toda interface é muito lenta, velocidade semelhante ao Alpha e Alpha Gaiden, porém lá os estágios são mais interessantes e a história te empurra pra frente, já na série Compact os eventos são mais simples que os jogos de SNES e os estágio também, a distribuição de inimigos é bem simples, só que demorados pelo balanceamento e velocidade do gameplay, o mesmo estágio que era divertido no Compact 2 perde a graça na versão Impact e por ser um remake de três jogos bate o desânimo da lentidão e enrolação.

A parte 1 é até interessante e tem batalhas decisivas, fora que suas ações vão impactar a parte 2.

Já a parte 2 é a pior de todas, a party fixa é muito mais desinteressante, boa parte dos potenciais membros ficam como Guests e você não pode fazer upgrade ou equipar e mesmo os membros da party ficam saindo do grupo e voltando ao invés do jogo apresentar alguém novo, te dar alguma novidade. Os inimigos ficam só fugindo e você não resolve nada. Também não tem a questão de decisões já que a parte 2 você só vê a consequência do que escolheu na parte 1. Foi realmente sofrido passar por essa parte.

Mas quando chega na parte 3 a coisa melhora consideravelmente. Assim como no Wonderswan o estilo de jogo muda, as estruturas dos estágios ficam mais criativas e começam a ter batalhas decisivas que deixa tudo mais interessante, dessa vez sim parecendo um Super Robot Wars de verdade. Um tanto inverso em relação a minha opinião do Wonderswan onde não curti muito as mudanças na Parte 3.


Como disse, os eventos da série Compact/Impact são mais simplificados e dá para ver bem isso dentro do próprio Impact pois os eventos novos de Nadesico e G Gundam são anos-luz mais interessantes e com texto mais trabalhado que os dos eventos originais.

A melhor adição sem dúvida são as CGs. Diferente da série Alpha, elas são em tela cheia dessa vez e são em grande quantidade! Não tem outro SRW com tantas. Cumprem seu papel de serem boas recompensas.

Dado o tanto de mudanças no gameplay e estrutura dos estágios não é um mero remake, é uma experiência totalmente nova. Particularmente eu considero o pior dos jogos da série com grid quadradinhos tradicionais (E agora com ele terminei todos do tipo), competindo com ele só o Masou Kishin 3. Mas mesmo assim a parte 3, a reta final, foi muito boa e fiquei muito feliz quando terminei, uma boa sensação de satisfação. Terminar um SRW tradicional é sempre bom, não tem jeito.


Da série inteira só me falta jogar o Scramble Commander 1. Eu curti muito a história do SC 2 e as cutscenes 3D, mas não curti nada o gameplay de RTS, então devo rejogar outros SRWs que curto antes de arriscar o Scramble Commander!

Por último: Eu amo Kyosuke e Excellen!

Comentários