Super Robot Wars D (GBA) - Revisitado e maravilhado

 
Foi a vez de rejogar o Super Robot Wars D de GBA depois de mais de 10 anos e ficou consolidado, ele é o meu favorito do Game Boy Advance!

Gosto de jogos viciantes e o SRW D é muito viciante por toda estrutura!

Na parte da história, ela é bem organizada, no sentido que a trama segue uma sequência, um problema surge e toma mais de um estágio seguido, motivos para jogar um monte de uma vez, quando um plot termina o outro começa e você quer vai mais e mais, quando percebe já jogou um monte!

Os estágios não são tão variados e puzzle-like como o A, mas não são tão formulaicos e repetitivos como o R, são o meio termo ideal para o aspecto crossover de usar unidades diversas. 

Só o que pesa é que o dinheiro é mais escasso e o custo das armas é muito alto, mas é alto porque também a sensação de aumento de força ao upar é bem considerável e foi adicionado os bônus de Full Upgrade, com esse incentivo extra você se sente mais recompensado a upar, mas não dá para upar muita gente e tem muita unidade e personagem bacana nesse jogo!


Tem bônus de Full Upgrade tanto para armas quanto para as unidades, no geral eu upei só o ataque e energia dos personagens. Quando se termina são adicionadas mais barras de upgrade, como eu queria ter mais dinheiro!

Também é possível customizar os pilotos upando stats usando pontos ganhos no level up e principalmente equipando skills. Gosto da ideia de equipar skills porque dá para experimentar em diferentes pilotos.

Adoro customização, adicionaram bastante.

Infelizmente o jogo na internet é difamado dizendo que o Armor no jogo é pouco o que deixa os Super Robots fracos, o que é uma TREMENDA de uma bobagem, os personagens tancam dano pra caramba, é o melhor balanceamento do GBA. Creio que a fama surgiu nas conversas em comparação ao R que os personagens tancam tanto hit que fica sem graça, é normal comparar jogos próximos, mas aí é em comparação a um só jogo, é uma falácia totalmente absurda em comparação a todos os outros SRWs lançados até então onde todo mundo morria em poucos hits.

Uma pena que as pessoas agem como papagaio repetindo mentiras por anos e anos na internet, mais de 20 anos depois do lançamento e a bobagem em torno do D persiste. Ou ninguém joga ou joga tão influenciado que ficam cegas. Ficar discutindo defesa baixa em um jogo onde o dano inimigo é totalmente normal para um SRW. E a comunidade SRW é inundada de bobagens e mentiras do tipo sobre o gameplay, de todos os jogos de todas as gerações, depois dessa rejogada fica sedimentado que não quero participar nunca mais de comunidades de SRW do tipo.

Até porque causa esse efeito! Terminei o jogo maravilhado depois de uma jogada de puro vício, mas agora parei para comentar as bobagens que a internet diz. Não vale a pena acrescentar isso na vida!


Ao invés de focar nas mentiras o bom é focar na experiência real, então essa é a última vez que abordo algo nesses termos, até porque a decisão já foi tomada de não retornar mais para essas comunidades.

Vamos curtir o jogo em sí e é o que farei, hora de recomeçar imediatamente a outra rota com a garota, ver as rotas do Macross Seven, usar e upar mais personagens diferentes.

Nessas rejogadas estou procurando ver todas as rotas para ver os jogos por completo de uma vez, normalmente escreveria após terminar tudo, mas o jogo foi tão bom que tive que deixar minhas impressões o mais rápido possível.

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