SRW X - Premium Edition - Review musical

 

A partir do Super Robot Wars V a série começou a receber edições especiais com faixas extras de músicas, incluindo as músicas cantadas originais dos animes, chamadas de "Premium Anime Song & Sound Edition", até o SRW 30 onde as músicas foram lançadas como um Pack de DLC e não como uma edição física especial, sendo disponibilizadas no ocidente pela primeira vez.

Apesar de super fã eu acabei não comprando o pack do SRW 30 por alguns motivos, um dele foi por ter comprado todas as outras DLCs e não querer gastar mais, outra pelo jogo disponibilizar a opção de poder colocar qualquer MP3 nos ataques, então você pode colocar as músicas cantadas de graça e por último pela experiência com os packs musicais de outros jogos de anime.

A primeira edição do tipo que comprei foi o Super Hero Generation e simplesmente adorei, conheci um monte de músicas de Ultraman nele e principalmente as de Kamen Rider que são todas acima da média. O placement musical no jogo foi caprichado, eles encaixaram as músicas cantadas nos ataques especiais que iam sendo destravados, então você curtia tanto o instrumental quanto a versão cantada. Fora as músicas tocando nas batalhas chave, muita emoção.

O segundo que comprei foi no SD G Generation Cross Rays, nele o pack musical foi vendido como DLC, mas aqui veio uma decepção, as músicas não foram encaixadas no jogo, você precisaria selecionar e encaixar manualmente no ataque que quisesse, mas se é para colocar manualmente sai mais barato colocar os seus próprios MP3s. A vantagem que ainda teve é que foram muitas músicas que eu não conhecia e teria sido muito trabalho ir atrás de cada uma para baixar.

Em outros jogos de anime o uso do pack musical variou muito, mas a maioria no estilo do Cross Rays, as músicas não se encaixam na história, mas são usadas por fora.

Foram dois jogos da série Generation com abordagens diferentes, mas o Super Hero Generation que foi o melhor é um colab entre o time "G Gen" e o B.B.Studios de Super Robot Wars, então SRW poderia seguir o estilo dele? Sempre tive dúvida e queria ver com meus próprios olhos como seria uma jogada de uma edição especial dessas. Cheguei a comprar o DLC musical do SRW 30 esse ano, mas não pude jogar, porém nesse fim de ano em viagem achei que a oportunidade era perfeita para testar uma edição do V ou X no Vita, eles são apenas em japonês então focaria apenas no gameplay e música, encaixou como uma luva na minha situação, foi muito divertido e finalmente pude ver como SRW trata a inclusão das faixas musicais.

Primeiro: Eles geralmente substituem por default a música instrumental dos ataques pelas cantadas. Não em todos, séries como Gundam F91 e Char's Counterattack eles mantiveram a música instrumental que são de combate no próprio anime, mas onde a instrumenta era da abertura eles trocaram pela própria abertura.

Essa parte tem prós e contra, de certa forma eu preferiria como no Super Hero Generation onde os personagens começam com as instrumentais e as cantadas ficavam para os ataques que iam destravando, mas em SRW o cast é bem maior e com mais personagens secundários, não demorou muito para me acostumar com o método que o SRW fez.

A questão é que penso no futuro, se vale a pena comprar o jogo com pack de primeira. Na versão normal quando um ataque novo é liberado eu vou lá e mudo manualmente para música cantada, mas eu gostaria de ter a cantada tocando de primeira para já liberar o ataque novo com mais emoção e com o pack especial é isso que acontece.

Bem, músicas de batalha você pode configurar do jeito que quiser com o MP3, mas a edição especial adiciona faixas nos eventos também e esse é um grande plus.

De modo geral as músicas de eventos no X foram de duas categorias: Músicas de vilões e músicas de encerramento.

As de vilões foram pro Gargoyle de Nadia e Purple de Mightgaine, o do vilão de Nadia a música é bem legal e adiciona mais "peso vilanesco" pro personagem, mas a do Purple foi melhor usada pois tocou durante a batalha contra ele, não nas animações, mas como música default que tocava no início do turno.

Já sobre as músicas de encerramento, elas tocavam nos diálogos de vitória pós batalhas decisivas, o que deixou a reta final bem especial. Essas músicas não tem equivalente no game normal até porque não são músicas de combate, então não compensaria ganhar uma versão instrumental.

Essas músicas de evento adicionam variedade e carisma, se melhora a experiência vale a pena.

Voltando as músicas de ataques, mesmo eles também são melhorados porque você ganha mais opções de customização. As músicas são agrupadas por séries e você pode escolher "Random" quando existe mais de uma música dentro daquela série. Então só de ter o pack você ganha a opção de tocar aleatoriamente a música instrumental ou cantada durante o ataque, adiciona variedade e descanso para os ouvidos.

Em casos como Nadia ou Mightgaine onde a música do vilão é adicionado, meio que corta o clima colocar Random onde pode cair uma música que não encaixe, tem outros casos do tipo, mas faz parte, algumas séries vão ganhar essa opção e em outras ainda vai ser melhor escolher manualmente o que será instrumental ou cantada.

As músicas não são completas, são do trecho da abertura de TV, eu tinha medo de enjoar, mas não foi problema, tentei deixar o máximo no default e não cansei delas. O perfect looping é bom e ajuda, mas provavelmente ainda substituirei elas nos sistemas pelas versões full. Mas pra uma primeira jogada onde você não quer se spoilar das músicas fica ótimo, essa era uma das dúvidas que eu tinha.

O resultado final foi que me diverti muito nessa jogada e saí com vontade de jogar os edições especiais musicais do V e T também, fora uma nova jogada do SRW 30.

E tirou a dúvida: Vale comprar o pack de primeira no próximo jogo? Ou deixar pra comprar depois? Achei que adiciona muito na experiência e vale comprar de primeira sim, é o que farei!

Comentários