Super Robot Wars L (DS) - Impressões finais

 
Super Robot Wars L do DS foi o último jogo da linha portátil da Nintendo que faltava rejogar. Um que não tinha memórias muito claras, joguei pela história, mas o guia de história disponível era mais fraquinho que os outros. Agora pude experimentar de maneira adequada, foi quase que como se fosse a primeira vez.

O jogo é ótimo, teve um capricho fora do normal nos objetivos de todos os mapas, não vai encontrar outro da série assim fácil, ainda que isso traga alguns problemas como unidades serem isoladas por evento no meio dos inimigos e você ter que refazer o estágio colocando alguma ajuda com antecedência, isso quer dizer, só dá pra passar de segunda e infelizmente tem uma parte do jogo em que isso fica comum e é mais cansativa. Capricho demais pode ser um problema, mas não dá pra dizer que não é bom experimentar estágios assim.

Outro problema é a parte das duplas, elas realmente reduzem minha diversão, ajuda aos mapas ficarem mais longos também. No K as unidades tinham equipamentos, mas no L houve a transição para bônus de duplas. Quando o bônus é de ganhar mais dinheiro ou voar tudo bem, mas os outros são bem desinteressantes ao meu ver, por fim minha preferência é fazer a dupla com os personagens das próprias séries ou que tem ataques de alcance similar e pouco penso nos bônus que dão, acaba que a customização reduz, algumas unidades ficam com deficiências como os EVAs e você é obrigado a parear com uma unidade que não quer se quiser arrumar um pouco. Para um crossover não é bom.

Algo que também contribuiu para não ficar muito na memória é a história original, ela é sem brilho, talvez a mais sem brilho de toda essa linha portátil, então não tem muito o que lembrar mesmo. Mas é estranho falar isso porque ao mesmo tempo a distribuição de "Final Battles" no jogo é muito boa, desde o início você está tendo uma batalha decisiva contra algum vilão e isso empolga pra caramba.

Então apesar de algumas queixas, não tem como não dizer que o jogo é ótimo, só que poderia ser melhor!

Minhas partes favoritas foram o finale de Shin Jeeg, Iczer-1 e Linebarrels. O medley final de Macross F também foi bem emocionante!

Linebarrels versão anime é muito criticado, talvez o anime seja bem ruim (é estúdio Gonzo), com certeza o mangá deve ser melhor, mas no formato SRW ficou tão bom quanto a versão UX! As divergências são boas, do tipo quem vai receber uma unidade ou um ataque diferente. A divergência da batalha final gerou evento emocionante e a maior parte na verdade não muda muito. Bem satisfeito com a encarnação no formato jogo!

Agora não tenho planos claros do que jogarei na série, sensação de vazio depois de rejogar tudo que queria, preciso de novos jogos!

Comentários