Super Robot Wars J - Rejogada após 10 anos!

 

Nem acredito que esqueci de comentar no blog sobre a rejogada de SRW J!

Foi um New Game+ em um save de 10 anos atrás! Muita coisa rolou de lá pra cá, muitos outros SRW foram degustados. Recentemente também assisti Gundam SEED, tudo isso afeta experiência. Depois de muito tempo também dá para ler os diálogos com calma, fica quase como um jogo novo apesar de que como foi um dos primeiros que joguei ficou bem na memória.

Claro que curti nas primeiras jogadas, SRW é sempre bom, mas ao mesmo tempo tinha ficado um pouco decepcionado que a pegada era diferente dos OGs de GBA. É o que o J é famoso, muitos reforços de inimigos e tal. Mas dessa vez depois de tantos SRWs... O J é totalmente normal! Tem jogos que abusam muito mais de reforços no outro canto do mapa, o do J não é tão exagerado assim e os estágios tem uma construção legal!

O foco de SRWs modernos não-OG (Pós R!) fica em upar as diversas unidades, como foi um NG+ os meus principais protagonistas já tinham upgrades, então foquei o dinheiro nas unidades secundárias, escolhi aumentar e usar as unidades femininas preferencialmente. Não foi um Girls only run, mas quase, nos últimos estágios sim fui só com garotas!

No final deu para upar a maioria das unidades, só algumas que entram bem nos três últimos estágios que deixei pra lá e uma ou outra unidade, de início não achei que a grana daria para upar tanto, achei que só conseguiria chegar nesse ponto na terceira jogada, mas deu!


Outra coisa que fez aumentar o prazer de investir o dinheiro foi que usei o Retroachievements. Foi o primeiro jogo que usei esse site de conquistas.

As conquistas pedem terminar com os 4 mechas e pegar todos os segredos, bem justo eu diria, apesar que terminar 4 vezes é uma longa jornada! O jogo tem o tamanho de um jogo de console, só que com a interface mais rápida.

Conquistas sempre ampliam o prazer de conseguir as coisas, então se antes eu já queria liberar o Vorlent de maneira justa, no mesmo save, mesmo eu já tendo terminado com os três mechas em saves separados (Essa foi minha quarta zerada!), com uma listagem de conquistas a vontade fica maior ainda! E aí cada upgrade conta para toda jornada, o prazer de upar é diferente! Sou jogador de RPG, ver números subindo é sempre bom!

E no plot, foi legal ver a Calvina totalmente sangue nos olhos e o Gundam SEED foi interessante vendo como os eventos ficaram fora de ordem e fizeram NPCs sobreviverem e terem mais tempo de tela, ver o que foi cortado, o SEED no SRW tem uma pegada bem diferente, eles retratam o Kira de uma maneira mais frágil do que realmente é no anime.

Mas isso vale para todos os animes! Apresentação no jogo é uma coisa, no anime é outra, é interessante!

No mais estou no meio de uma nova jogada com o Toya e recrutando o Great Zeorymer, vou ler os split routes que não fiz, mas não consigo focar muito no repetido assim tão imediatamente, então quero dar um bom tempo antes de fazer outra jogada com o Toya e ler direitinho para ver como o personagem dele é usado no jogo.

Um dia em algum outro ano termino a quarta jogada para pegar todas as conquistas!


Comentários