SMT if... - Até o topo da Torre do Confinamento (Final)

Após o Nomos da Terra, vem o primeiro Nomos. Não há eventos, apenas a exploração que é bem mais "complexa" que no jogo normal, mas com muito menos armadilhas e contratempos. No meio do caminho encontramos um busto do Hazama e logo chegamos no chefe da área, Bushyasta.

Pesquisei vi que ela vem do Zoroatrismo, um daeva com mãos longas representando a preguiça. O primeiro chefe Apaosha também vem da mesma mitologia e representa a seca, a falta de prosperidade.

No segundo Nomos ouvimos de uma misteriosa mulher nos corredores escuros. Ela pede para a gente fechar os olhos. Se você obedecer é transformado em mosca e pode passar por buracos que impedem seu caminho. O grupo encontra com ela várias vezes durante a subida, basicamente te impedindo de avançar se você curar os Status negativo, sem poder passar pelas barreiras.

No final do segundo Nomos a mulher se transforma em Druj. Ela é outro demônio vindo do Zoroatrismo, chamada de Druj Nasu, aparecendo com os dois nomes na série. Representa o conceito de mentira, particularmente gostei muito do visual dela. Até agora todos os chefes dessa rota foram únicos, não aparecendo em nenhum outro jogo com o mesmo visual.

Na entrada do terceiro Nomos, Akira nos alerta que sente algo estranho, mas familiar no local.

Durante a exploração o grupo descobre que o responsável da área é Mammon, quando Hazama separou o corpo e alma do Amon, ele deu o corpo para Mammon. Também descobre sobre o "Gate of Neters", ou o "Portão dos deuses", mais uma porta que necessita da White Key.

Então o chefão Mammon tem o corpo de Amon, após a batalha Akira ganha um aumento de status e o visual dele muda um pouco, bem pouco, a pele mais escura e o ombro um pouco mais pontudo.

Então vem o quarto e último Nomos. O chefão da área é Azi Dahaka, serpente de três cabeças também vindo do Zoroatrismo. Aqui posso dizer que as áreas da rota do Akira são construídas de maneira bem diferente das áreas do jogo principal, como se fosse feito por outro time. Meu maior medo eram áreas mais complexas com os elementos chatos de teleporte que tinham no jogo base. Os dungeons do Akira são mais labirínticos, mas com menos armadilhas frustantes, fica muito mais gostoso de explorar.

E logo no início o grupo já encontra monstros que só foram vistos no dungeon final da rota da Yumi, o grupo atinge level muito maior e encontra monstros totalmente diferentes, mais fortes e com visuais bem mais legais. Praticamente outro jogo, como se fosse dois jogos em um, não muito diferente do que foi feito em Persona que possui a rota tradicional com história e o "Snow Queen Quest" voltado para o desafio. Não fiz essa segunda rota em Persona, fiquei com vontade agora.

Após o quarto Nomos vem o "Nomos of Heaven", Hazama nos recebe e o grupo o enfrente. A mesma batalha final do jogo original.

Hazama foi então derrotado, mas esse não é topo do colégio onde ele está de verdade, esse é o topo da Torre do Confinamento, essa é apenas uma projeção. Akira evolui sua forma mais uma vez e fica mais poderoso. Como agora ele não é mais o Akira humano, decide então ficar na torre para comandar os demônios que estavam presos, enquanto o protagonista volta para o mundo dos humanos.

Porém nessa rota a escola permanece no Expanse e os oficiais justificaram o sumiço da escola como uma explosão provocada pelo vazamento de gás. Porém o protagonista sabe que se as fronteiras dos mundos quebrarem, o Demon Emperor Hazama terá um exército de demônios para trazer o caos na Terra.

Se isso acontecer...

Bem, o jogo conclui que não é uma questão de "SE" e sim "QUANDO" acontecer...

Assim encerro o trajeto no Shin Megami Tensei if...

Até cheguei a iniciar a rota da Reiko, mas o trajeto é idêntico a rota da Yumi, quando chegou no domínio da Preguiça... Bem, a preguiça de andar e lutar até as fases da lua passarem foi maior e sabendo que o dungeon seguinte seria trabalhoso de prosseguir, acabei dropando. 

Mas pesquisando li que ao completar todas as quatro rotas, Stephen aparece diante do protagonista, dizendo que sabe que ele usou o programa de invocação de demônios (Que ele criou) e que quer um favor dele. Com o jogo acabando aí, sem mais explicação. Bem, dá para ver que Stephen estava fazendo sua coleção de Messias muito antes dele exibi-la no Shin Megami Tensei IV!


Comentários