Decidi complementar o Review de Super Robot Wars T com uma descrição extra das séries de anime contidas no jogo e o contexto delas no jogo. Para isso é bom ter em mente o background geral do jogo: Após uma "Golden Age" de exploração espacial e avanços de tecnologia, o mundo entrou em uma recessão seguida por vários conflitos entre as colônias espaciais e a Federação da Terra. Após os conflitos se passaram 10 anos e o mundo está vivendo uma depressão social e involução tecnológica, a "Twilight Age". Os protagonistas são da empresa privada VTX Union, tentando desenvolver novas tecnologias nesse mundo sem muitos investimentos financeiros e vendê-las para o governo.
Alguns dos primeiros personagens que entram no grupo e bem destacados no marketing do jogo são os protagonistas de Gundam G, Nadesico - Movie e Gun x Sword, que o próprio produtor chamou de "Trio Vingança". Aproveitarei para falar também das séries de Gundam para não dividir em muitas partes.
Gun x Sword
Falando em vingança, comecemos por Gun x Sword que apareceu em um jogo principal apenas uma vez na série, em Super Robot Wars K do Nintendo DS. Sendo um retorno depois de tanto tempo e sendo a primeira vez em HD, o anime recebe bastante destaque.
O protagonista se chama Van e ele anda em um mundo estilo faroeste, no jogo sendo cidades de Marte. Ele busca vingança contra alguém chamado "The Claw" que há muito tempo matou sua noiva.
Ele é do tipo que trabalha sozinho e como todos que vagam sozinhos nos animes, logo uma garota decide segui-lo mesmo contra sua vontade, mas o protagonista insiste que não pode retribuir porque é virgem e... É, esse é um diálogo que acontece mesmo.
Uma unidade que curto muito na série é o El Dorado Five, um grupo de cinco pilotos idosos que pilotam um mecha estilo "Super Robot" clássico dos anos 70~80. Quer dizer, eram cinco pilotos, um deles já faleceu e outro só dorme o tempo todo dentro do Mecha. Mesmo assim eles tentam manter o espírito "sangue quente" de um piloto de Super Robot. Mas não é só isso, dado o tema de "glórias do passado" e "geração perdida", eles tem muito a falar e possuem falas pré-batalha interessantes com diversos vilões do jogo, feature normalmente só garantido com protagonistas.
Martian Successor Nadesico: Prince of Darkness (Movie)
No background de Nadesico, nos eventos da série de TV, houve uma guerra entre colônias de Júpiter e a Terra, com um dos pontos principais de batalha em Marte, com alguns nascidos em Marte ganhando habilidade de "Boson Jump", um teleporte. O filme aborda facções insatisfeitas com a paz fazendo atos terroristas.
Aí entra Akito. Ele é o protagonista do Nadesico original, que queria ser cozinheiro e não piloto, mas acaba lutando e se casando com Yurika, a comandante de Nadesico. Porém no ponto que o filme começa, Yurika foi sequestrada e o Akito capturado e torturado em pesquisas sobre o poder de "Boson Jump". Ele acaba tendo seus sentidos do corpo alterados, incluindo a perda paladar. Fugindo do cativeiro ele busca vingança pela sua esposa. Sim, bem parecido com o Van, com capa preta e tudo.
Detalhe que todo esse background acontece em um jogo lançado apenas no Japão, então quem assistiu o anime e foi ver o filme depois, ficou chocado com a perda da comédia e sem entender muita coisa.
Então Akito é lobo solitário em busca de vingança (E preferindo agir sozinho, chatinho de entrar no grupo). A unidade principal é a que dá o título da série, Nadesico. Uma das navemãe mais fortes da série, já apareceu em vários jogos. É de uma empresa militar privada, Nergal, mas com forte laços com a Federação, situação semelhante com a VTX Union, o que permite ela trabalharem juntas e ter autonomia para ir onde está o problema e não aonde a Federação quer.
Mobile Fighter G Gundam
O terceiro e último representante do trio vingança é Domon de G Gundam, um Gundam diferente com temática de artes marciais.
Domon também tem sua amada sequestrada, também prefere agir sozinho, usa capa preta e também parte em busca de vingança ao seu antigo mestre e ao Dark Gundam (Devil Gundam no original), que era originalmente um Gundam para reparar o meio-ambiente, mas que acabou se multiplicando sem controle, infectando tudo com suas DG Cells, como uma doença.
Mas isso tudo é passado no jogo e Domon já não tem a cabeça quente, acaba que ele não está em busca de vingança no jogo, mas é alguém que já teve esse sentimento e se torna um mentor para os outros. Esse é um dos twists de crossover que a série Super Robot Wars faz bem.
Zeta Gundam / Gundam ZZ
Representantes da timeline "UC" (Universal Century), isso quer dizer, da primeira série de Gundam, nesse jogo e na maioria, Gundam é importante por serem a base política do mundo, eles que moldam a "Federação da Terra" e sua relação de conflito com as colônias espaciais, então mais importante que os protagonistas, são o Neo Zeon, o grupo que quer a autonomia das colônias espaciais.
Mesmo assim é interessante que Judau, o protagonista do Gundam ZZ, normalmente é alegre e positivo, mas nesse jogo decidiram colocar ele no grupo quando ele está na crise por ter perdido gente importante para ele e não foi só uma pessoa. Digamos que ele faz mais sentido estar incluído no "Trio Vingança" que Domon. E engraçado ver como ele usam o mesmo personagem em diversos jogos, vindo de diversos pontos do anime para se adequar a proposta.
Char's Counterattack / Beltorchika's Children
Esse é o filme que fecha o conflito entre Amuro e Char do Gundam original. Zeon caiu no Gundam original. Haman faz de tudo para reviver a ideia de independência através da luta e por isso "Neo" Zeon. Mas Char é a figura com carisma e autoridade para reviver o grupo, porém depois do conflito original ele aprendeu muita coisa. Cada jogo dá uma background diferente para motivação dele repetir os mesmos erros.
Da mesma forma, Amuro não quer mais lutar a toa, mesmo assim ele é considerado um herói dentro do grupo que lutou 10 anos atrás, ao lado de Koji (Primeiro piloto de super robo em Mazinger Z) e Ryoma (Primeiro piloto em um mecha que se combina com outras unidades em Getter Robo). Esse é o trio que moldou o mundo dos animes de mecha e são velhos amigos no jogo.
Beltorchika's Children é o novel que reconta os eventos do filme, o importante é que nele Amuro e Char ganham novos upgrades para os seus mechas e eles estão presente no jogo. Uma chance de ver em movimento algo que nunca foi animado.
Crossbone Gundam / Skull Heart / The Steel 7
Isso nos leva ao último Gundam, a série de mangá Crossbone e suas sequências, que se passam no universo UC, mas após muitos anos, Judau inclusive aparece velhinho em um dos mangás, mas o jogo não leva a cronologia oficial em consideração.
O grupo de Crossbone é composto por piratas espaciais que lutaram contra o governo autoritário das colônias de Júpiter que pretendia atacar a Federação, se encaixando no background de Nadesico e dos outros Gundams, com seu conflito também acontecendo antes do jogo iniciar.
Curiosidade é que o mentor do protagonista Tobia, chamado de Kincade, é o protagonista do filme Gundam F91 (Seabook), que mudou de nome para continuar lutando junto da sua amada que é nobre, Berah (Cecily) no F91.
Nesse jogo existe outro grupo de piratas espaciais onde eles se encaixam, comandado pelo Captain Harlock, mas isso fica para um próximo post.
Comentários
Postar um comentário